top of page

MISSÃO, METODOLOGIA E LEGISLAÇÃO

MISSÃO,METODOLOGIA E LEGISLAÇÃO

 

Missão

 

Fala-se muito em igualdade de oportunidades e de direitos, mas poucas pessoas se posicionam de modo coerente, realmente justo, sobre esse tema. Igualar oportunidades e direitos é favorecer os que menos se dedicam e prejudicar os que tanto se esforçam. Oportunidades e direitos são coisas a serem conquistadas pelo empenho, por dedicação aos objetivos, aos próprios sonhos! Toda gente realmente séria, que queira ajudar pessoas a serem vencedoras, deve agir com objetividade, ampliando o acesso à formação, à qualificação profissional e ao conhecimento de modo geral, priorizando, sempre, o talento e o esforço do indivíduo.

Um exemplo de incoerência é dar, por causa da cor da pele, o acesso à qualificação profissional ou à formação superior, pois tal atitude é tão injusta, tão preconceituosa como negar, pelo mesmo motivo, o acesso a essas coisas.

 

Desenvolver o talento e o esforço, independentemente de cor, raça, religião, classe social, orientação sexual e seja lá do que mais for, devem constituir o único direito, a única oportunidade genuína de um indivíduo, e o Estado, a estrutura social, isto é, as empresas e todo tipo de instituição, devem gerar os meios, as situações favoráveis para o acesso à formação, ao desenvolvimento de competências, ao emprego e ao empreendedorismo de modo geral.

 

Definitivamente, criar oportunidades para o desenvolvimento de competências e priorizar talento e esforço, é a coisa certa a fazer. Seguindo esse ponto de vista, definindo como principais objetivos o desenvolvimento humano e o fomento cultural, optamos por inovar a maneira de se trabalhar na área da Educação.

 

Método

Destacamos, aqui, alguns aspectos do diferencial de nosso método:

1- Nossos cursos e demais serviços são formatados sob critérios multe e interdisciplinares, e com o bom senso, reconhecendo que o sistema educacional no mundo e, principalmente, em nosso país, muda de tecnologia, mais, infelizmente, tem se mantido arcaico na maneira de trabalhar as questões educacionais. Enquanto escolas e instituições de ensino superior em todo o mundo e principalmente no Brasil, ainda priorizam e avaliam a memória do estudante, mediante atividades mnemônicas, mesmo em plena era da informatização, em que se pode encontrar tudo _ou praticamente tudo_ em pesquisas no Google, em tutoriais etc., nós priorizamos o real desenvolvimento, mediante atividades de raciocínio e avaliação do desenvolvimento da aprendizagem. As pontuações não são por atividades, individualmente, e sim, mensurando o desenvolvimento de aprendizagem em cada ciclo. Não há provas, e sim, avaliações parciais e avaliação final. Não havendo provas não há competitividade e, consequentemente, se impede um tipo de segregação.

Ao contrário do sistema comum de educação, em que as pessoas memorizam para passar nas provas e depois esquecem, aqui, no IBEI Group você aprende a pensar com eficácia e eficiência. Para nós, a função de um verdadeiro educador, principalmente na era da informatização, não é a de transmitir informações _pois tal coisa se obtém facilmente pesquisando na internet_ mas treinar e desenvolver o estudante em sua capacidade cognitiva, para pensar de modo eficaz e eficiente, para melhorar enquanto profissional e ser humano, aplicando com inteligência ética as informações obtidas não apenas mnemonicamente, mas, principalmente, pelo mais autônomo raciocínio.

 

Ressaltamos, aqui, a diferença entre informação e conhecimento: informação é o que se transmite e o que se recebe, enquanto conhecimento é o que se faz da informação recebida. Conhecimento é uma construção a partir das informações e isso só se consegue mudando o modo de lidar com o contexto educacional. Você está entrando em uma nova e inovadora realidade educacional que será um marco para a posteridade. Faça parte dessa história fazendo história, conquistando os seus objetivos. Estamos de mãos dadas com você em sua trajetória profissional, acadêmica e, em certa medida, também em seu caminho pessoal, para a busca de não menos do que a excelência!

2- Nossos cursos de longa duração tem formato modular, de maneira que, os estudantes, não ficam presos ao curso, tendo que trancar matrícula ou cancelar no caso de não poderem dar continuidade; eles podem parar o curso e obter certificação correspondente aos módulos concluídos e retornarem quando desejarem, para a conclusão, quando, então, recebem a certificação integrativa, contemplando todas as disciplinas.

3- Buscamos firmar e manter parcerias com diferentes instituições e profissionais para melhor atender aos objetivos dos estudantes.

4- Buscamos investir na publicação de artigos e de outros textos de nossos estudantes, em revistas, jornais e livros, mediante a nossa empresa de difusão cultural e parcerias.

5- Buscamos realizar sorteios gratuitos de livros, revistas e jornais para ajudar a ampliar o acervo cultural de nossos estudantes.

6-Nossos orientadores educacionais se mantém em constante qualificação, atualizando e ampliando o currículo, de maneira individual e mediante nosso sistema de qualificação educacional continuada.

7- Todos os nossos cursos são à distância ou no sistema híbrido, possibilitando maior comodidade e agilidade, resultando em melhor aproveitamento e consequente inserção no mercado de trabalho, além do enriquecimento do aspecto humano, que é o mais importante na atual realidade com tanta inversão de valores.

8- Nossos cursos passam por constante avaliação para aprimoramento didático, mediante pesquisas, para adequar aspectos das grades curriculares às necessidades mais urgentes dos estudantes, do mercado de trabalho e da vida em sociedade.

9- Nossos Certificados são emitidos com o Selo de Supervisão e Aprovação da Qualidade Educacional, vinculado ao nosso sistema de educação continuada para os nossos docentes.

10- Objetivando amparar o aprendizado e a formação continuada dos estudantes que se destacam e que, por algum imprevisto, passam a não dispor de meios financeiros para dar continuidade aos estudos, criamos o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Humano e à Qualificação Profissional, que cobre os custos sequentes até a conclusão do curso. O PADHQP faz parte da seleção interna de candidatos à docência no IBEI Group.

Legislação

Funcionamos sob o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002, que regulamenta o ensino não-formal à distância e de duração variável, destinado a proporcionar conhecimentos que permitam profissionalização, qualificação e atualização para o exercício de função.

A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, que prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade. Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios, ressaltando, em seu inciso II: "a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber".

A Lei nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional. Conforme o Decreto nº 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) asseguraram que tais cursos não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente. A oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte do Ministério da Educação e Cultura, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso. Quem oferece este tipo de curso têm direito de emitir certificado em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). 

Embora não possua vínculo com MEC/CAPES, a certificação referente a tais cursos tem validade legal para fins de qualificação profissional e a jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

Obs.: para os nossos cursos sob as diretrizes para o Ensino Livre, optamos por ampliar o rigor na estruturação, observando a realidade atual, sempre em movimento, para salvaguardar a qualidade dos  serviços prestados por nós. Além disso, alguns de nossos cursos poderão ser de Pós-graduação, devidamente reconhecidos pelo MEC/CAPES, sempre que realizarmos parcerias com Faculdades e Universidades. Ressaltamos, ainda, que muitos de nossos cursos possibilitam o credenciamento profissional, em conformidade às leis referentes ao CBO, em que se enquadram terapeutas, jornalistas, radialistas e tantos outros.

bottom of page